O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) comemorou seus 211 anos com uma solenidade em que homenageou 20 personalidades com as medalhas Cândido Mendes, Antônio Rodrigues Vellozo e Bento Moreira Lima, além de uma medalha alusiva aos 200 anos da Corte, fundada em 4 de novembro de 1813. O evento ocorreu na sexta-feira (13/12), na Sala das Sessões Plenárias do TJMA, presidido pelo desembargador Bayma Araújo, representando o presidente Froz Sobrinho.
Durante a cerimônia, o ministro Joel Ilan Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), destacou a importância histórica do TJMA e da cultura maranhense, exaltando o papel do Judiciário na defesa da democracia e do Estado de Direito. Ele recebeu a Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes, e, em nome dos agraciados, agradeceu a honraria, reforçando a relevância do Judiciário em tempos de desafios democráticos.
Entre os homenageados está a médica e professora Maria Clay Moreira Lago; o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos de São Luís, David Col Debella; o advogado decano da OAB/MA, Sebastião Souza da Silva; o analista judiciário e ex-diretor do TJMA, Carlos Anderson Ferreira; o secretário de Estado da Administração, Guilberth Marinho Garcês; a secretária de Estado do Turismo, Maria do Socorro Araújo, dentre outros.
Falando em nome de todos os homenageados, o ministro Joel Ilan Paciornik saudou os integrantes da mesa, em nome do desembargador Bayma Araújo, e outras autoridades.