O governador Carlos Brandão (PSB) recebeu, nesta segunda-feira (14), mais 11 prefeitos de cidades maranhenses em audiências individuais no Palácio dos Leões, em São Luís. Os encontros integram a estratégia do governo estadual de estreitar relações com os municípios e atender demandas locais em áreas como saúde, infraestrutura e segurança pública.
“A parceria com os municípios é essencial para levarmos mais obras, serviços e qualidade de vida à população. Seguimos firmes no compromisso com o municipalismo”, ressaltou o governador.
Com as novas reuniões, Brandão já contabiliza 123 prefeitos e prefeitas recebidos em audiência desde o início de 2024. A meta da gestão, segundo o governo, é atender representantes dos 217 municípios maranhenses até o fim do ano.
Durante as conversas, acompanhadas por secretários de Estado, o governador ouviu os pleitos de cada cidade e autorizou uma série de investimentos. Entre os gestores recebidos estavam os prefeitos de Esperantinópolis, Joselândia, Turilândia, Fortuna, Bom Lugar, Conceição do Lago Açu, Alto Alegre do Pindaré, Vitória do Mearim, Paraibano, Igarapé do Meio e Matões.
Em entrevista após a reunião, a prefeita de Esperantinópolis, Simone Carneiro, destacou a importância do diálogo direto com o Executivo estadual.
“Todas as cidades precisam dessa parceria entre Estado e município para que possamos alcançar um desenvolvimento maior. A receptividade do governador foi essencial”, afirmou.
Um dos exemplos práticos dos encontros foi o município de Fortuna, que garantiu, após a audiência, o envio de uma nova ambulância e uma viatura da Polícia Militar.
“Foi uma reunião produtiva, com resultados imediatos. Só temos a agradecer”, declarou o prefeito Sebastião Costa, que participou da reunião ao lado de vereadores da cidade.
Outro gestor presente, Paulo Curió, prefeito de Turilândia, na Baixada Maranhense, destacou que a reunião serviu para retomar projetos antigos e apresentar novas demandas.
“O governador nos atendeu prontamente. Temos grandes expectativas de avanços com o apoio do Estado”, disse Curió.
O governador participou das audiências acompanhado por secretários estaduais, entre eles Aparício Bandeira (Infraestrutura), Tiago Fernandes (Saúde), Sebastião Madeira (Casa Civil), Alberto Bastos (Monitoramento de Ações Governamentais), Márcio Machado (Governo) e Orleans Brandão (Assuntos Municipalistas).
As reuniões com prefeitos fazem parte da política de municipalismo adotada pela atual gestão, que busca descentralizar decisões e ampliar o investimento nos territórios por meio de parcerias diretas com as prefeituras.