A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) presidiu, nesta segunda-feira (14), o seminário promovido pela Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado Federal que debateu o potencial energético e os desafios ambientais da exploração de gás e petróleo na Margem Equatorial brasileira. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa do Maranhão e reuniu representantes do Ministério de Minas e Energia, Petrobras, ANP, Gasmar, setor produtivo, instituições de ensino e lideranças políticas.
A parlamentar destacou a relevância do debate para o futuro do país e desenvolvimento do Maranhão. “Este é um tema importante, que representa desenvolvimento, mais emprego e renda para municípios. Desenvolvimento e preservação ambiental não são excludentes. Precisamos assegurar às próximas gerações tanto prosperidade quanto a proteção ambiental ”, afirmou a senadora Eliziane.
O seminário foi estruturado em dois painéis temáticos. O 1º painel com tema “Perspectivas Institucionais e Regulamentares para a Margem Equatorial”; e o 2º sobre “Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade Regional”.
Entre os participantes presenciais e remotos, estiveram: Pietro Adamo Sampaio Mendes, Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia; Marcos Vallerio Galvão, Gerente-Geral de Exploração da Petrobras; André Dias de Oliveira, Gerente de Licenciamento da Petrobras; Allan Kardec Duailibe Barros Filho, Diretor-presidente da Gasmar; Roberto Ardenghy, Presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP); Diogo Lima, Superintendente do SESI-MA; Fernando Wandscheer de Moura Alves e Marina Abelha Ferreira, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Também marcaram presença a prefeita de Bacabeira, Naila Gonçalo, o reitor e pró-reitores do IFMA e diversos estudantes, reforçando a dimensão educacional e social do tema.
Para Marcos Galvão, da Petrobras, o Brasil já mostra que é possível conciliar avanço tecnológico e responsabilidade ambiental: “Somos um grande produtor de petróleo e gás, com compromisso com a sustentabilidade. Este debate trata também de segurança energética e do direito ao acesso à energia por parte da população”, destacou.
Representando o ministro Alexandre Silveira, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes, destacou que o Brasil não deve abrir mão de pesquisar seu potencial energético com responsabilidade. “Precisamos de uma transição energética justa, que leve desenvolvimento social, geração de empregos e oportunidades para todos os brasileiros. A sustentabilidade não é apenas uma questão ambiental, ela deve ter um aspecto social”, afirmou.
O encontro reforça o protagonismo do Maranhão no debate sobre os rumos da exploração energética no Brasil e aponta caminhos para que o desenvolvimento da Margem Equatorial ocorra de forma segura, transparente e sustentável.