Uma operação integrada entre forças de segurança resultou na apreensão de mais de 360 quilos de drogas na BR-230, no município de São Domingos do Azeitão (MA), na terça-feira (19). A droga estava escondida em compartimentos ocultos de um caminhão que transportava milho.
Durante a abordagem no km 217 da rodovia, policiais localizaram 12 fardos contendo centenas de tabletes. Ao todo, foram apreendidos 327,95 kg de skunk e 34,26 kg de crack. As investigações iniciais indicam que a carga saiu de Rondônia e tinha como destino final a capital maranhense.
A apreensão só foi possível devido ao monitoramento de rotas utilizadas pelo tráfico e à troca de informações entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Receita Federal e a Polícia Civil do Maranhão, por meio da Denarc de Timon e da Seic. Essa articulação permitiu a localização precisa do veículo suspeito.
O condutor do caminhão, de 37 anos, declarou que receberia R$ 20 mil pelo transporte e afirmou não saber quem receberia a droga em São Luís. Ele foi preso em flagrante por tráfico e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de São João dos Patos. Tanto o veículo quanto a carga ilícita foram apreendidos.
As autoridades seguem apurando a origem exata dos entorpecentes e buscam identificar possíveis organizações criminosas envolvidas no esquema.
Conhecido como “supermaconha”, o skunk tem concentração muito maior de compostos psicoativos do que a maconha comum, o que potencializa seus efeitos nocivos. Já o crack, derivado da cocaína, é considerado uma das drogas mais devastadoras, com alto poder de dependência e sérios impactos físicos, psicológicos e sociais.