
SÃO LUÍS – A 27ª edição do Palco Giratório desembarca novamente no Maranhão, com uma ampla programação em São Luís e Caxias a partir desta segunda-feira (6). Promovido nacionalmente pelo Sesc, o projeto reúne espetáculos, oficinas, debates e seminários que fortalecem o intercâmbio e a difusão das artes cênicas em todo o país.
Nesta edição, o público poderá participar de quatro espetáculos teatrais, uma edição especial do Pensamento Giratório, quatro oficinas formativas e do Seminário Palco Giratório 2025, com o tema “Como Gira o Palco? Autonomia, Pedagogias e Poéticas no Fazer Teatral”. As atividades têm acesso gratuito ou ingressos a preços populares.
A programação começa com o Grupo Baquetá (PR), que ministra a oficina “Brincando Áfricas e Brasis” nesta segunda (6), na Sala de Dança do Sesc Deodoro, em São Luís. O grupo também participa do Pensamento Giratório, na terça (7), com o tema “Dramaturgia amefricana e sabenças afroindígenas em cena”, e apresenta o espetáculo “Itan e Tal”, na quarta (8), no Teatro Sesc Napoleão Ewerton.
Em Caxias, as atividades acontecem nos dias 17 e 18 de outubro, com apresentações gratuitas dos grupos Nós Destinos (MA) e Fulano di Tal (MS). Em São Luís, o evento segue até 29 de outubro, com oficinas, debates e novas apresentações de grupos do Maranhão, Goiás e Pará.
Reconhecido como um dos principais projetos de circulação e intercâmbio cultural do país, o Palco Giratório é realizado pelo Sesc desde 1998, promovendo o encontro entre artistas, estudantes e comunidades em todo o Brasil.
A programação completa e os detalhes das inscrições podem ser consultados nas unidades do Sesc Maranhão e no site oficial da instituição.