
SÃO LUÍS – O Sindicato das Indústrias de Bebidas do Maranhão (Sindibebidas) realizou, na quinta-feira (30/10), uma reunião técnica interinstitucional para alinhar estratégias de fiscalização e controle da qualidade de bebidas no estado. O encontro contou com representantes do MAPA, Secretarias de Saúde, PROCON/MA, Abrasel, Ministério Público do Maranhão e Vigilâncias Sanitárias de diversos municípios.
A programação abordou aspectos legais da produção e comercialização, prevenção de intoxicações por metanol e orientação a consumidores e fornecedores. A iniciativa integra o projeto Inova Indústria, da FIEMA, com parceria do SEBRAE-MA.
A presidente do Sindibebidas, Tânia Miyake, destacou a necessidade de unificar a estratégia de fiscalização e reforçou que “toda bebida comercializada deve ter registro, rótulo e procedência garantida, inclusive as artesanais”.
A auditora Aurenice Lucena (MAPA) apresentou panorama sobre fraudes e falsificações, ressaltando os riscos do metanol e a importância da rotulagem e do registro sanitário. Já o representante da SUVISA, João Nery Costa, explicou que não há casos confirmados de intoxicação por metanol no Maranhão, mas que o órgão mantém ações preventivas e integradas com outras instituições.
O PROCON/MA, por meio do diretor Antônio José Ramos Santos, defendeu a fiscalização conjunta e o direito à informação do consumidor, enquanto a promotora Alineida Martins Rabelo Costa reforçou a importância da atuação coordenada entre MP, Vigilância Sanitária e demais órgãos para garantir a segurança dos produtos.