O mês de novembro começa com uma nova oportunidade para quem quer sair do vermelho. A Serasa lançou, nesta segunda-feira (3), a 34ª edição do Feirão Limpa Nome, uma campanha nacional de renegociação de dívidas que promete descontos de até 99% e condições facilitadas de pagamento.
A iniciativa reúne mais de 1,6 mil empresas de diferentes setores — bancos, financeiras, operadoras de telefonia, redes de varejo e concessionárias de serviços básicos — e segue até o dia 30 deste mês. Os consumidores podem quitar ou parcelar pendências a partir de R$ 9,90, com a possibilidade de negociar várias dívidas ao mesmo tempo.
Além do atendimento digital, pelo site e aplicativo da Serasa, a ação também é realizada presencialmente em mais de 7 mil agências dos Correios em todo o país, com acesso gratuito ao serviço.
De acordo com o Mapa da Inadimplência da Serasa, o Maranhão apresenta um dos maiores índices de endividamento do país: são 2.306.305 pessoas inadimplentes, o que equivale a 45,4% da população adulta do estado. No total, há mais de 6,6 milhões de dívidas registradas e mais de 10 milhões de ofertas de negociação disponíveis para os consumidores maranhenses.
As dívidas mais comuns no estado estão ligadas a bancos e cartões de crédito (27,38%), seguidas por financeiras (17,93%) e pelo varejo (16,40%). O Feirão busca facilitar o retorno de consumidores ao mercado de crédito e incentivar a regularização financeira de quem ainda está negativado.