
A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) vai reforçar o esquema de policiamento para dois dos maiores eventos do calendário junino de São Luís: a Festa de São Pedro, realizada entre a noite de domingo (29) e a madrugada de segunda-feira (30), no bairro Madre Deus, e o tradicional Encontro de Bois de São Marçal, que acontece na terça-feira (1º), no bairro João Paulo.
A Operação São João Seguro 2026 reunirá equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Centro Tático Aéreo (CTA), Perícia Oficial, Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp) e Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), com ações voltadas à prevenção de crimes, atendimento de ocorrências e monitoramento dos principais pontos de concentração de público.
Além do reforço no efetivo, a operação utilizará câmeras de videomonitoramento, reconhecimento facial, leitura automática de placas de veículos, drones e acompanhamento em tempo real pelo Ciops, permitindo respostas mais rápidas às ocorrências e maior apoio às equipes distribuídas nos circuitos das festividades.
Na Festa de São Pedro, o policiamento será concentrado na Madre Deus, Largo de São Pedro e nas principais vias de acesso ao evento. O esquema contará com 60 policiais militares, quatro viaturas, quatro motocicletas, cinco conjuntos policiais e uma equipe equipada com drone para monitoramento aéreo.
Já o Encontro de Bois de São Marçal receberá o maior efetivo da operação. Serão empregados 360 policiais militares, 18 viaturas, 15 motocicletas e seis conjuntos policiais ao longo da Avenida São Marçal e das ruas adjacentes, abrangendo o percurso dos grupos folclóricos e as áreas de maior circulação de pessoas.
A Polícia Civil manterá equipes de plantão e reforçará o atendimento nas delegacias da capital. Durante o evento em São Marçal, também funcionará um plantão extraordinário no 2º Distrito Policial, no João Paulo, para agilizar o registro e o atendimento de ocorrências.
O Corpo de Bombeiros Militar atuará com equipes de prevenção, atendimento pré-hospitalar e resposta a emergências. No Encontro de Bois de São Marçal serão mobilizados 120 bombeiros militares, o maior efetivo diário empregado pela corporação em um único circuito durante o São João de 2026.
O monitoramento tecnológico será coordenado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança. Na Festa de São Pedro serão utilizadas câmeras instaladas na Rotatória do Itaqui-Bacanga e no Sambódromo, além de equipamentos de reconhecimento facial. Em São Marçal, o sistema contará com câmeras fixas e dispositivos de identificação instalados na Avenida João Pessoa e em outros pontos estratégicos do circuito, ampliando a capacidade de vigilância e resposta das forças de segurança.